Blog de Receitas Deliciosas

Ingredientes do biscoitinho de goiabada

Hoje eu vou te ensinar uma receita irresistível que é perfeita para qualquer ocasião: deliciosos pastéis de goiabada! Imagine a massa macia e aveludada envolta em um recheio doce e frutado de goiabada, que derrete na boca a cada mordida. Essa receita é simples de fazer e o resultado vai deixar todo mundo pedindo mais. Além disso, a combinação da goiabada com a massa de creme de leite cria um sabor único que vai te surpreender. Então, vamos nos aventurar na cozinha e preparar essa delícia?

Publicidade
Ingredientes do biscoitinho de goiabada

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de goiabada cortada em palitos de 3cm de comprimento
Farinha de trigo para enfarinhar
Margarina e farinha de trigo para untar
Açúcar cristal e açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

Publicidade

Modo de Preparo

Vamos começar o nosso preparo com a parte mais divertida: a mistura dos ingredientes! Primeiro, em uma tigela bem grande, pegue a farinha de trigo e peneire-a. Isso vai garantir uma textura mais leve e uniforme na nossa massa. Depois de peneirada, adicione o sal e o fermento em pó químico. Misture tudo com uma colher para que os ingredientes secos fiquem bem incorporados.

Agora é hora de criar um vulcão! Abra um buraco no meio da mistura seca e coloque ali o creme de leite, a manteiga que deve estar à temperatura ambiente, as gemas, o açúcar e a essência de baunilha. A baunilha vai dar um toque todo especial ao sabor da massa. Com as mãos, comece a amassar tudo, unindo os ingredientes até que você forme uma bola de massa bem homogênea. A massa deve ser macia e não grudar nas mãos.

Depois de ter a sua massa pronta, envolva-a em um saco plástico para não ressecar e leve para descansar na geladeira por 30 minutos. Esse tempo é fundamental, pois ajuda na consistência da massa e deixa o trabalho de moldar os pastéis muito mais fácil.

Após o descanso, retire a massa da geladeira e coloque-a sobre uma superfície bem enfarinhada. O uso da farinha aqui é essencial, pois evita que a massa grude. Com um rolo, abra a massa até que ela fique com cerca de 0,5 cm de espessura. Agora, com a ajuda de uma faca ou um cortador, corte a massa em quadrados de aproximadamente 4 cm.

Chegou o momento de rechear! Pegue a goiabada cortada em palitos de 3 cm de comprimento e coloque um pedaço bem no centro de cada quadrado de massa. Para fechar, una as pontas opostas da massa, formando uma trouxinha. Se preferir, você pode umedecer levemente as bordas da massa para ajudar a selar melhor.

Com os seus pastéis prontos, unte uma fôrma com margarina e polvilhe a farinha de trigo para evitar que grudem. Coloque as trouxinhas na fôrma, deixando um espacinho entre elas. Para um toque caramelizado, polvilhe um pouco de açúcar cristal por cima dos pastéis. Essa etapa é opcional, mas resulta em um efeito visual e saboroso maravilhoso!

Agora, leve a fôrma ao forno pré-aquecido a uma temperatura média por cerca de 15 minutos, ou até que os pastéis estejam douradinhos e irresistíveis. O aroma que vai se espalhar pela casa enquanto eles assam é de dar água na boca!

Assim que retirar os pastéis do forno, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima para dar um charme a mais. E aí, é só servir!

Publicidade

Dicas e Conclusão

Se quiser inovar, você pode experimentar outros recheios. A goiabada é uma delícia, mas doces como doce de leite, Nutella ou até mesmo um queijo cremoso podem ser ótimos substitutos. Outra dica é deixar os pastéis ainda mais crocantes: depois de polvilhar o açúcar cristal, você pode colocá-los na air fryer para um toque a mais!
Esses pastéis de goiabada são o lanche perfeito para aquela hora do café ou um doce especial para impressionar os convidados. Com uma receita simples e ingredientes que, com certeza, você já tem em casa, fica impossível resistir a essa tentação. Espero que você se divirta tanto fazendo quanto eu me diverti compartilhando essa receita.

Deixe a sua criatividade fluir na cozinha, aproveite para experimentar diferentes combinações e, mais importante, saboreie cada mordida desse prato inigualável. Até a próxima receita, e não se esqueça: a cozinha é um lugar de amor e criatividade, então aproveite cada momento!