Blog de Receitas Deliciosas

Rosca de doce de leite

Se tem uma coisa que pode conquistar qualquer paladar, é a combinação de um doce de leite cremoso com uma massa fofinha e macia, não é mesmo? Hoje vamos juntos aprender a fazer uma deliciosa rosca de doce de leite, perfeita para um café da tarde preguiçoso ou para surpreender a família em um lanche especial. O segredo dessa receitinha deliciosa está no preparo meticuloso da massa e no carinho que você vai colocar em cada etapa. Então, vamos colocar a mão na massa e fazer essa maravilha acontecer na sua cozinha!

Publicidade
Rosca de doce de leite

Ingredientes

2 latas de leite condensado
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de sal
1/3 xícara (chá) de óleo
2 ovos
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar
1 gema para pincelar
Canela em pó para polvilhar

Publicidade

Modo de Preparo

Vamos começar pelo doce de leite, que vai dar toda a cremosidade e sabor à nossa rosca. Para isso, coloque as latas de leite condensado dentro de uma panela de pressão, cubra-as completamente com água e tampe. Ligue o fogo e, assim que a pressão começar a fazer barulho, conte 25 minutos. É muito importante que você cozinhe em fogo baixo para evitar que a água evapore rápido demais. Assim que os 25 minutos se passarem, apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Enquanto isso, não se esqueça de relaxar e preparar o restante dos ingredientes!

Quando a pressão sair, cuidadosamente retire as latas de leite condensado com o auxílio de uma pinça ou um pano, e deixe esfriar completamente antes de abrir. Isso é fundamental para que o doce não esteja quente e cause acidentes! Assim que você puder abrir as latas, reserve o doce de leite.

Agora, vamos para a massa. Em uma tigela grande, adicione o fermento biológico fresco junto com 1 xícara de açúcar. Use uma colher ou um fuet para mexer e dissolver bem o fermento. Em seguida, adicione o leite morno, que vai ajudar a ativar o fermento, o sal, o óleo e os ovos. Misture tudo cuidadosamente até formar uma mistura homogênea e bem incorporada.

O próximo passo é adicionar a farinha de trigo. Comece colocando 4 xícaras de farinha de trigo na tigela. Vá colocando aos poucos, amassando a mistura com as mãos até que a massa comece a desgrudar das suas mãos. Se a massa estiver muito pegajosa, você pode adicionar um pouco mais de farinha, mas cuidado para não exagerar! Uma massa muito seca pode deixar a rosca pesada.

Assim que a massa estiver pronta e com uma textura macia e lisa, divida-a em pequenas porções. A quantidade ideal para colocar o doce de leite no meio é aproximadamente uma bolinha do tamanho de uma colher de sopa. Abra cada bolinha com a mão, coloque uma colherada do doce de leite cozido no centro e feche bem, formando bolinhas. Repita esse processo até terminar a massa e o doce de leite.

Para assar, você vai precisar de uma fôrma de buraco no meio com aproximadamente 30 cm de diâmetro. Unte-a com um pouco de óleo e enfarinhe, para que a massa não grude. Agora é a hora de colocar as bolinhas de massa na fôrma. Arrume-as umas sobre as outras, preenchendo todo o espaço da fôrma. Após isso, cubra a fôrma com um pano limpo e leve ao repouso por cerca de 1 hora. Isso permitirá que a massa cresça e fique ainda mais fofa.

Enquanto sua rosca está crescendo, aproveite para organizar o forno. Preaqueça-o a uma temperatura média, aproximadamente 180 graus Celsius. Após 1 hora, você verá que a massa cresceu bastante, e isso é sinal de que está pronta para ir ao forno!

Antes de colocar a rosca no forno, pincele a superfície da massa com uma gema de ovo, que vai dar um brilho lindo na sua rosca ao assar. Em seguida, misture o restante do açúcar com um pouco de canela em pó e polvilhe sobre a rosca. Isso vai deixar a sua rosca ainda mais apetitoso e com um aroma irresistível enquanto assa!

Agora sim, leve a rosca ao forno por cerca de 40 minutos ou até que a superfície fique dourada e bem cozida

Publicidade