Bolo de Paçoca com cobertura
Hoje eu vou te ensinar a fazer um delicioso bolo de paçoca que vai conquistar o coração de todos à sua volta. Essa receita combina a textura macia do bolo com o sabor incomparável da paçoca, trazendo um toque especial ao seu lanche da tarde ou sobremesa. Se você é fã de paçoca, prepare-se para se apaixonar ainda mais com essa combinação de sabores! O bolo, além de ser super fácil de fazer, fica perfeito com uma cobertura cremosa que é um verdadeiro sonho. Vamos colocar as mãos na massa?
Publicidade
Ingredientes
3 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 e 1/4 xícara de açúcar
1 xícara de paçoca esfarelada
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
1 lata de leite condensado
200g de doce de leite
1 colher (sopa) rasa de manteiga
2 paçocas esfareladas para a mistura
3 paçocas esfareladas para decorar
Publicidade
Modo de Preparo
Vamos começar preparando a massa do bolo, que é realmente a estrela desta receita. Primeiramente, pegue um liquidificador e acrescente os ovos, o leite, o açúcar e as paçocas esfareladas. Com certeza, a mistura dessas delícias vai resultar em uma base maravilhosa para o nosso bolo. Bata tudo no liquidificador até que consiga uma mistura homogênea. A mistura deve ficar cremosa e cheia de sabor!
Com a mistura pronta, transfira ela para um recipiente grande. Agora vem a parte super importante: adicione às pouquinhas as duas xícaras de farinha de trigo. Para isso, sugiro que você utilize uma espátula, pois isso ajuda a incorporar melhor os ingredientes sem perder a leveza da massa.
Assim que a farinha estiver bem misturada, é hora de adicionar o fermento em pó. Mas lembre-se: misture delicadamente, assim sua massa vai crescer lindamente no forno. Depois disso, é só preparar a forma onde você vai assar o bolo! Unte uma forma com manteiga e polvilhe um pouco de farinha de trigo por cima para garantir que o bolo não grude. Uma dica é usar uma forma de fundo removível, pois facilita na hora de desinformar o bolo.
Com a forma preparada, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC ou 200ºC. O tempo de assar varia entre 40 a 50 minutos, mas eu sugiro que você faça o teste do palito. Espete um palito no centro do bolo e, se ele sair limpo, pode ter certeza que está no ponto ideal! Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
Agora que o bolo está assado e esfriando, vamos ao passo da cobertura, que é um verdadeiro espetáculo à parte! Em uma panela, coloque a lata de leite condensado, o doce de leite e a manteiga. Ligue o fogo em temperatura baixa e fique de olho, mexendo constantemente para que não grude no fundo e que não queime. Essa mistura deve cozinhar até que chegue a um ponto de brigadeiro mole. Esse ponto é perfeito porque vai dar aquela cremosidade que todos amam.
Assim que a mistura atingir o ponto certo, adicione as duas paçocas esfareladas e continue mexendo por mais um tempinho para tudo se incorporar bem. Quando estiver pronto, desligue o fogo e reserve.
Agora é a hora de montar! Com o bolo desenformado e a cobertura pronta, é só despejar a cobertura cremosa por cima do bolo. Espalhe com uma espátula para que cubra bem toda a superfície.
E para finalizar com chave de ouro, espalhe as três paçocas esfareladas que você separou na cobertura. Isso vai deixar o bolo ainda mais bonito e dará um crocância incrível na hora de saborear.
Publicidade
Dicas e Conclusão
Se você quiser dar um toque ainda mais especial ao seu bolo de paçoca, experimente adicionar uma pitada de canela na massa ou até mesmo um pouco de cacau em pó para criar uma variação de sabor. Além disso, este bolo fica incrível se servido com uma bola de sorvete de creme por cima – a combinação de quente e frio é de deixar qualquer um com água na boca!
E aí está, um delicioso bolo de paçoca que, com certeza, vai fazer sucesso nas suas reuniões e encontros familiares. Além de ser fácil de preparar, é uma receita que traz memórias de infância para a mesa, misturando a