Blog de Receitas Deliciosas

Tempeiro caseiro

Hoje vamos aprender a fazer uma incrível mistura de temperos caseiros que vai elevar o sabor de várias receitas! Essa base de cebola e alho, além de prática, é perfeita para dar um toque especial aos seus pratos. Com poucos ingredientes, você conseguirá um resultado saboroso e muito aromático. Usar essa mistura é uma maneira rápida de adicionar um sabor intenso e caseiro às suas refeições. Vamos ao que interessa!

Publicidade
Tempeiro caseiro

Ingredientes

1 kg de cebola
6 cabeças de alho
1 copo de óleo
1 colher de sal
1/2 maço de salsinha (opcional)
1 maço de cebolinha (opcional)

Publicidade

Modo de Preparo

O primeiro passo é preparar os ingredientes. Comece descascando as cebolas. Para facilitar, você pode cortar as extremidades e, em seguida, descascar. É aconselhável usar uma faca afiada para evitar acidentes e tornar o processo mais rápido. Depois de descascadas, corte as cebolas em pedaços menores. Isso ajudará na hora de bater no liquidificador.

Agora, vamos para o alho. Uma dica bacana é pegar as cabeças de alho e separar os dentes. Coloque todos em uma travessa com água, cobrindo-os totalmente. Deixe de molho por pelo menos 12 horas. Isso faz com que a casca se solte mais facilmente, e você não sentirá aquela irritação nas mãos ao descascar. No dia seguinte, retire os dentes da água e descasque-os. Eles estarão prontos para serem utilizados!

Após a cebola e o alho estarem prontos, coloque-os no liquidificador. Adicione também o copo de óleo e a colher de sal. Se você decidiu usar salsinha e cebolinha, picadinhas, adicione-as nessa etapa para que tudo seja bem misturado. A quantidade de salsinha e cebolinha pode ser ajustada de acordo com seu gosto pessoal, mas lembre-se: o sabor da cebola e do alho devem ser os protagonistas da mistura.

Com todos os ingredientes no liquidificador, é hora de bater. Ligue o aparelho e vá controlando a consistência da mistura. Se necessário, adicione um pouco mais de óleo para ajudar na mistura, até que você obtenha uma pasta homogênea. O ideal é que não fiquem pedaços grandes, por isso, deixe misturando até você perceber que tudo está bem triturado e incorporado.

Agora que sua mistura está pronta, prepare os vidros para armazenamento. É fundamental que eles estejam esterilizados para evitar qualquer tipo de contaminação. Para esterilizar, você pode enxaguar os vidros com água quente ou até mesmo colocá-los no forno por alguns minutos. Uma vez estéril, preencha cada vidro com a mistura, deixando um pequeno espaço no topo.

Feche bem os potes e leve à geladeira. Essa mistura pode durar várias semanas, então você pode fazer uma quantidade maior e ter sempre um tempero fresco à mão!

Publicidade

Dicas e Conclusão

Se você é como eu e não gosta de perder tempo na cozinha, essa receita vai salvar o seu dia! O truque de deixar o alho de molho é uma das melhores dicas que já aprendi. Tente também variar a mistura, adicionando outras ervas e temperos que você gosta, como orégano ou pimenta-do-reino. Isso traz uma personalização ao seu tempero e o torna ainda mais especial!
E aí está! Você agora tem em mãos uma deliciosa e prática base de temperos que pode transformar um simples prato em algo digno de um banquete. Essa mistura de cebola e alho não só é fácil de fazer, como também pode ser usada em diversas preparações, como molhos, refogados e até mesmo em marinadas. O melhor de tudo é que, ao fazer em casa, você controla os ingredientes, tornando suas receitas mais saudáveis e saborosas. Então, prepare sua cozinha e comece a explorar as possibilidades que essa receita incrível pode oferecer. Bom apetite!